segunda-feira, 29 de junho de 2009

INFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS - AÇÕES DO PPP

PROBLEMA :
Atitudes de discriminação ao homossexualismo.
O QUE FAZER?
Fazer uma parada de um dia na escola para discutir a questão do homossexualismo na sala de aula.
RESPONSÁVEIS:
Emival (diretor) e todos os professores.
QUANDO:
ATÉ O DIA 30 DE SETEMBRO DE 2009.

PROBLEMA:
Falta de diálogo entre pais e filhos.
O QUE FAZER?
Realizar palestras educativas.
RESPONSÁVEIS:
O Sr. Lázaro, gerente da merenda, se incumbirá de contactar pessoas para a realização das palestras.
QUANDO:
De abril a dezembro de 2009.

PROBLEMA:
Pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos.
O QUE FAZER?
Promover eventos escolares visando à participação dos pais.
RESPONSÁVEIS:
O diretor Emival buscará parcerias com a Escola Municipal, Assistência Social, Secretaria de Educação Municipal e Prefeitura local.
Quando:
De abril a dezembro de 2009.

PROBLEMA:
Educadores que não dão oportunidades para os alunos questionarem suas dificuldades.
O QUE FAZER?
Professores prestar mais atenção aos alunos, no que eles dizem e perguntam.
RESPONSÁVEIS:
A coordenadora Ênia, ficará encarregada de verificar se os professores estão cumprindo o combinado nas reuniões pedagógicas.
QUANDO:
De abril a dezembro de 2009.

PROBLEMA:
Ausências constantes de professores sem justificativa palpável.
O QUE FAZER?
Cortar o ponto na freqência mensal.
RESPONSÁVEL:
A secretária Durvalina, se encarregará de verificar o livro de ponto antes de fazer a frequência mensal.
QUANDO:
De abril a dezembro de 2009.

PROBLEMAS:
Pouca participação da comunidade escolar na elaboração do PPP
O QUE FAZER?
Mobilizar toda a comunidade escolar, visando maior participação de todos os segmentos na re-elaboração do PPP.
RESPONSÁVEL:
A vice-diretora Joana d'Arc se encarregará de formar o grupo de trabalho, envolvendo representantes de todos os segmentos que compõe a comunidade escolar.
QUANDO:
De fevereiro a abril de 2009.

PROBLEMA:
Desinteresse dos alunos por aulas diferenciadas.
O QUE FAZER:
Aulas bem planejadas, professores comprometidos com o processo ensino-aprendizagem.
RESPONSÁVEL:
A vice-diretora Joana d'Arc irá observar se os professores estão planejando suas aulas com eficácia e mantendo seus cadernos de roteiros em ordem.
QUANDO:
De abril a dezembro de 2009.

PROBLEMA:
Falta de contextualização dos conteúdos com as disciplinas afins.
O QUE FAZER?
Promover a interdisciplinaridade através da realização de projetos, olimpíadas, gincanas, etc.
RESPONSÁVEL:
Todo o corpo docente da escola.
QUANDO:
De abril a dezembro de 2009.

PROBLEMA:
Pouca praticidade quanto à inclusão.
O QUE FAZER?
Promover eventos que visem oferecer ao aluno um ambiente que eleve sua auto-estima, seu espírito de compromisso e solidariedade, o respeito às difernças e o fortalecimento das relações interpessoais e monitorar os alunos.
RESPONSÁVEIS:
Professores de ensino religioso, filosofia e sociologia, professores de língua portuguesa e matemática.
QUANDO:
De abril a dezembro de 2009.

PROBLEMA:
Pouca divulgação de projetos e reuniões.
O QUE FAZER?
Utilizar carro de som para mobilizar a comunidade escolar e local para participar de projetos e reuniões, além de envolver toda a comunidade na divulgação.
RESPONSÁVEIS:
Belina (aluna), incumbida de mobilizar alunos.
Marcilene (mãe), incumbida de mobilizar pais ou responsáveis.
Sirlena (coordenadora), incumbida de mobilizar a comunidade local.
QUANDO:
De abril a dezembro de 2009.

PROBLEMA:
Pouca divulgação dos recursos recebidos pela Unidade escolar.
O QUE FAZER?
Transparência dos gastos expostos no mural, com prestações de contas a curto prazo (PDDE, PROESCOLA E PNAE).
QUANDO:
Ivanete (presidenta do conselho escolar) e Lázaro (gerente de merenda).
QUANDO:
De abril a dezembro de 2009.

PROBLEMA:
Pouca atuação do Conselho escolar.
O QUE FAZER?
Escolher os membros do Conselho Escolar através de eleições diretas e capacitar os conselheiros para exercer sua função com sucesso.
RESPONSÁVEL:
Grupo gestor (diretora, vice-diretora e secretária).
QUANDO:
SETEMBRO DE 2009.

PROBLEMA:
Falta de grupos juvenis, participando da tomada de decisões.
O QUE FAZER:
Reativar o Grêmio Estudantil.
RESPONSÁVEL:
Grupo gestor.
QUANDO:
Setembro de 2009.

PROBLEMA:
Instalação elétrica e hidráulica danificadas.
O QUE FAZER:
Adequar às instalações elétricas e hidráulicas evitando o desperdício.
RESPONSÁVEL:
Ivanete (Presidente do Conselho Escolar).
QUANDO:
Abril de 2009.

PROBLEMA:
Falta de recursos destinados a realizações de cursos para formação dos profissionais da educação desde o diretor até o vigia.
O QUE FAZER?
Secretaria da educação estadual deverá investir em políticas públicas voltadas para a aréa educacional.
RESPONSÁVEL:
Equipe da Secretaria de Estado da Educação.
QUANDO:
Abril de 2009 até 2010.

PROBLEMA:
Falta de uma quadra de esporte.
O QUE FAZER?
Solicitar aos orgãos competentes a construção de uma quadra de esporte destinada à prática de Educação Física.
RESPONSÁVEL:
Diretor Emival.
QUANDO:
Abril de 2009.

PROBLEMA:
Pouca utilização do Laboratório de Informática.
O QUE FAZER?
Providenciar o reparo de alguns computadores e incentivar o professor a planejar aulas utilizando o Laboratório de Informática.
RESPONSÁVEL:
Diretor Emival e a professora Eudes, dinamizadora de laboratório.
QUANDO:
Abril de 2009.

PROBLEMA:
Acervo bibliográfico insuficiente.
O QUE FAZER?
Melhorar o acervo bibliográfico através de campanhas e parcerias com entidades não-governamentais.
RESPONSÁVEL:
Professores de História e Geografia.
QUANDO:
Abril de 2009.

PROBLEMA:
Falta de asseio dos sanitários e bebedouros.
O QUE FAZER?
Responsabilizar os servidores de serviços gerais para manterem bebedouros e sanitários limpos.
RESPONSÁVEL:
Rosimeire, Jaci, Irene e Andréia.
QUANDO:
Abril de 2009 a dezembro de 2009.

PROBLEMA:
Pouca divulgação do calendário escolar.
O QUE FAZER?
Fixar o calendário escolar em local vivível de fácil acesso.
RESPONSÁVEL:
Durvalina (secretária).
QUANDO:
Abril de 2009.

PROBLEMA:
Pátio pouco arborizado.
O QUE FAZER?
Parceria com a prefeitura municipal no sentido de conseguir mudas de plantas para arborização do pátio escolar.
RESPONSÁVEL:
Professores de Ciências e Biologia.
QUANDO:
Junho de 2009.

PROBLEMA:
Grande número de alunos faltosos.
O QUE FAZER?
Formar um grupo de pessoas (alunos, professores e agentes administrativos) no intuito de trazerem para a escola, alunos que evadiram ou abandonaram os estudos(visita as famílias);
Preencher ficha do AMAI;
Realizar parceria com o Ministério Público.
RESPONSÁVEL:
Professora Elizangela, agente adminisrativo Eliene e aluno Lucas Patriota.
QUANDO:
Abril à novembro de 2009.

PROBLEMA:
Alunos que evadem.
O QUE FAZER:
Promover a participação dos alunos que evadem em projetos da escola.
RESPONSÁVEL:
Coordenadora Florizete.
QUANDO:
Abril de 2009.

PROBLEMA:
Alunos com distúrbios de aprendizagem.
O QUE FAZER?
Implantar a monitoria de alunos e solicitar as autoridades competentes professores de apoio.
RESPONSÁVEL:
Aramiz, Fabiano, Alberto, José Márcio, Maria Socorro, Fábia, Elaine, Bruno e Emival.
QUANDO:
Maio a novembro de 2009.











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